O avanço significativo da inteligência artificial no último ano suscitou inúmeros debates. Os possíveis usos da tecnologia e, principalmente, seus impactos na sociedade desafiam profissionais, pesquisadores e diversos atores em busca de parâmetros mínimos para lidar, entre outras questões, com a redefinição da produção e consumo de notícias, informações e produtos culturais.

Embora os sistemas de inteligência artificial apresentem desafios para os mais diversos segmentos, o grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade apresenta, nesta segunda-feira (30), um seminário que abarca de forma específica as questões relacionadas ao Jornalismo e à Cultura.

Como as práticas jornalísticas estão sendo transformadas pelos sistemas de inteligência artificial e em que medida a cultura, pensada enquanto cultura política, tem a sua lógica apropriada por essas tecnologias são alguns dos questionamentos que serão realizados no evento “Desafios da Inteligência Artificial ao Jornalismo e à Cultura”.

O seminário acontecerá a partir das 14h na sala a Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo). O evento será iniciado com o professor Vitor Blotta, coordenador do JDL e professor da ECA. Já a exposição será realizada por Pollyana Ferrari (PUC-SP) e Joyce Souza (UFABC).

Pollyana Ferrari é pós-doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, professora do Departamento de Comunicação e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos na PUC-SP.

Joyce Souza é pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC (LabLivre/UFABC), doutoranda e mestre em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Também é pós-graduada em Comunicação Digital pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

O debate será realizado pelo professor Eugênio Bucci (ECA-IEA/USP) e a mediação ficará por conta da pesquisadora Magaly Prado (ECA-IEA/USP).

Deixe um comentário