Ano 08 – 2023

Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA/IEA-USP)

Tema do ano

Jornalismo, Liberdades de Comunicação e Extremismos

O programa de trabalho do ano de 2023 tem por objetivo investigar as condições e papéis atuais do jornalismo e das liberdades de comunicação num contexto de extremismos. Queremos investigar em que medida a liberdade de imprensa e outras liberdades correlatas de comunicação – do livre desenvolvimento da personalidade e dos dados pessoais até a liberdade de atuar na comunicação social, passando pela liberdade de opinião, crença e expressão, e o acesso à informação, o que inclui também a educação midiática e outros direitos -, têm sido violadas, realizadas ou defendidas numa época de continuidade, ou talvez aprofundamento, dos extremos evidenciados por Hobsbawm em sua historicização do século XX.

Além das dicotomias entre capitalismo e socialismo, entre perdedores e vencedores de guerras e mesmo dos grandes avanços tecnológicos ao lado dos maiores genocídios de que se teve notícia, quando tratamos dos extremismos atuais, com base nos estudos de Barbara Walter, falamos numa combinação de narrativas de intolerância marcadas por questões de raça, etnia, gênero, nacionalidade, religião e outras, junto a estratégias violentas de manutenção do poder, todas elas potencializadas por mídias digitais que, sem regulamentação ou transparência democráticas, servem de combustível para a deslegitimação das instituições e de esteio para atos de guerra civil e iniciativas genocidas. 

As relações desses extremismos com as liberdades de comunicação se dão sobretudo porque os primeiros se manifestam via discursos odiosos ou perigosos, incitações à violência contra grupos, e muitas vezes via campanhas de desinformação. É por esse motivo que uma das formas de diagnosticar esses extremismos é pela análise de como eles violam ou distorcem as liberdades de expressão e comunicação. Mais ainda, para estudiosas como Susan Benesch, devemos combater discursos inflamáveis e criminosos via discursos contrários à violência e informações confiáveis, e não por censura ou punição.

Assim, em termos de liberdade de imprensa, pretendemos compreender o estado atual e as características das violências contra o exercício da profissão, contra jornalistas e veículos de comunicação no Brasil, sejam elas praticadas por civis ou por instituições como o Poder Judiciário. Produziremos levantamentos e faremos análises das iniciativas de monitoramento dessas violências, além dos programas governamentais e sociais de proteção e defesa de jornalistas. Além disso, queremos refletir sobre as relações entre diferentes vertentes atuais do jornalismo, como o jornalismo empresarial, o jornalismo local ou jornalismo especializado em questões de justiça e direitos humanos, os contextos de extremismos políticos e culturais, e as formas de resistência jornalística e informativa a esses extremismos.

Quando falamos das liberdades de opinião, crença e expressão e suas intersecções com a privacidade e outros direitos da personalidade, queremos saber de que maneira as evidências de uma extremização dessas liberdades, seja em termos de discursos de ódio e linchamentos virtuais, ou em ataques a grupos sociais e a instituições da República, relacionam-se com a ascensão do neonazismo e o neofascismo em governos e setores sociais de diversos países. Mais ainda, interessa a nós analisar como as instituições desses países têm lidado com casos de extremização.

Outras temáticas relacionadas a liberdades de comunicação como proteção de dados, acesso à informação, direito à comunicação e liberdade de expressão, são as iniciativas de regulação e governança de plataformas digitais e sistemas de inteligência artificial. Para tanto, pretendemos discutir projetos de lei em tramitação no Brasil e em outros países, além da atuação do Poder Judiciário no combate a discursos de ódio e à desinformação, identificando diferentes perspectivas de regulação e novos direitos em disputa, como os aventados “direitos dos robôs”, os deveres de proteção de sistemas de inteligência artificial, suas tensões com o jornalismo e outros direitos de comunicação e como eles se relacionam com o contexto mais amplo de extremismos.

Por fim, abordaremos também direitos e liberdades de comunicação mais ligados às suas dimensões sociais e transindividuais, como a educação midiática e o direito à uma comunicação pública de qualidade. A ideia é investigar o estado atual da discussão e políticas de educação midiática e educomunicação em diferentes países, além das propostas do atual governo brasileiro e de setores especializados para a reestruturação da comunicação pública no país. Acreditamos que a compreensão dessas temáticas, suas diferentes vertentes e projetos, além dos potenciais e limites de implementação, será fundamental para diagnosticar as características dos extremismos atuais, quanto às iniciativas de resistência democrática a partir do campo da comunicação e suas interfaces com o direito e a política.

Cronograma preliminar de encontros

27 de Março – 14h-16h30 – IEA

Violência contra jornalistas no Brasil: diagnósticos e caminhos para a proteção

Expositores: Daniela Osvald Ramos (ECA-USP); Dyego Pegorario (IVH); Norian Segatto (FENAJ)

Mediação: Bruno Moura

 

Abril

Encontro sobre atuação da sociedade e do poder judiciário no combate à desinformação e a discursos de ódio

 

Maio

Encontro sobre liberdades de opinião, crença e expressão e relações com neonazismo e neofascismo

  

Junho

Encontro sobre inteligência artificial, acesso à informação e regulação  (GPT e similares)

Agosto

Encontro sobre regulação das plataformas digitais e direitos relacionados – transparência e dever de cuidado dos ambientes informacionais

  

Setembro

Encontro sobre educação midiática e educomunicação em contextos de extremismos 

 

Outubro

Encontro sobre iniciativas de reconstrução das políticas de comunicação pública no Brasil

Novembro

Encontro sobre relações entre diferentes vertentes do jornalismo e suas relações com extremismos e experiências de resistência informativa e jornalística

 

 ———————————

 

Ano 7 – 2022

Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade

Tema do ano

Jornalismo, Desinformação e Democracia 

Neste ano de 2022, o grupo Jornalismo, Direito e Liberdade busca refletir sobre o lugar do jornalismo e seus princípios orientadores num cenário de radicalização das tensões entre desinformação e democracia. Algumas questões que enfrentaremos são: o que é desinformação? Quais são suas origens mais profundas e quem está por trás de suas campanhas e estratégias? Qual seu alcance e os danos para os direitos fundamentais e as instituições democráticas? Como prevenir e combater a desinformação? Quais são as regulações jurídicas existentes e mais adequadas para enfrentar a desinformação sem violar os direitos fundamentais e os princípios do Estado democrático de direito? Quais são as condições do jornalismo profissional e os princípios jornalísticos, comunicacionais e jurídicos que devem ser defendidos e mobilizados para que as democracias possam enfrentar a desinformação – sobretudo em testes de fogo, como as eleições presidenciais de outubro – sem abandonar os direitos fundamentais e princípios da República, como a publicidade, a soberania popular, a resolução pacífica de controvérsias e a justiça social? Qual o papel da universidade pública e da ciência diante de fenômenos como a desinformação e as violências sociais e estatais contra as liberdades e os direitos e deveres de comunicação?

Sabemos que a expansão dos espaços de produção e circulação de informações gerada pelas plataformas digitais, particularmente as mídias sociais, deslocou o jornalismo e a imprensa para mais um entre outros espaços de discussão pública, perdendo cada vez mais lugar e recursos para essa empresas, as quais apesar de deterem grande “media power”, ainda não assumem devidamente as responsabilidades de empresas de mídia, como o fomento da informação de interesse público e o combate à desinformação, além do respeito aos direitos fundamentais e às instituições do Estado. Ocorre que não só o jornalismo, mas outras “instâncias de produção da verdade”, como a Filosofia e a Ciência e o Direito, têm perdido adesão no atual contexto de “crise epistêmica”. Essa crise ocorre tanto pelas críticas aos limites do paradigma liberal, racionalista e eurocêntrico que fundamenta essas instâncias – e que ao longo dos séculos tem gerado diversas exclusões e desigualdades de acesso de grupos específicos aos direitos fundamentais e às instituições democráticas -, quanto pelas críticas advindas de grupos que buscam recuperar as bases religiosas e obscurantistas de produção da verdade e da cultura, e paradigmas autocráticos de lei e ordem que são diretamente excludentes nas relações de comunicação, de gênero, raça, classe social e outras.

Sabemos também que não só as plataformas digitais, mas também o jornalismo as instituições do Estado não estão isentos de reproduzir essas lógicas e atual polarização radical, dado que, para pôr fim ao que é visto como ameaças às instituições democráticas, utilizam por vezes também normas da cultura política e jurídica herdadas de Estados autoritários, como a vigilância, a censura, a perseguição política e a guerra política e cultural.

Diante desse contexto, realizaremos reuniões públicas e internas de pesquisa para discutir dentre outros temas: regulação da comunicação; desinformação, populismos digitais e guerras culturais; censuras contra liberdades de expressão e de imprensa; jornalismo situado e posicionado; inteligência artificial e proteção de dados; educação midiática e eleições; e cultura política e jurídica sobre liberdades de expressão, informação e comunicação. Participaremos também de atividades educacionais e de disseminação de conhecimento, além de mobilizar parcerias com grupos de pesquisa nacionais e internacionais para eventos e projetos comuns.

Cronograma preliminar de atividades

 

09 de março, 14h-16hs

Direito Humano à Comunicação na Regulação da Mídia

Roda de conversa online com Camilo Vannuchi

Parceria com Associação Profissão Jornalista (APJor)

Inscrições no email: atendimento@apjor.org

08 de abril, 14-16hs  

Seminário online “Desinformação, Desigualdades de Comunicação e Regulação”

Expositor: David Nemer (Harvard)

Debatedor: Dennis de Oliveira (ECA-USP, a confirmar)

link a ser divulgado oportunamente

27 de Maio, 14-16hs

Seminário Desinformação, Inteligência Artificial e Populismo

Expositora: Eliana Sanches (JDL e C4AI-USP)

Debatedor: Prof. Dr. Paolo Ricci (FFLCH-USP)

Mediador: Vitor Blotta (ECA/JDL-USP)

Local: online

30 de Junho, 14h-16hs

Seminário Regulação da Comunicação no Brasil: perspectivas e desafios

Expositores: Prof. Dr. Ivan Paganotti (UMESP) e Profa. Dra. Tatiana Stroppa (CEUB-ITE)

Mediador: Vitor Blotta (ECA/JDL)

Local: online no canal do CJE-ECA-USP 

Agosto (data e horário a serem definidos)

Evento sobre Educação midiática e eleições

Expositores: a confirmar

Parceria com instituto Vero (a confirmar)

Setembro (data e horário a serem definidos)

Reunião interna de pesquisa sobre jornalismo situado e posicionado

Expositoras: Anna Vitória Rocha e Edilaine Felix

Local: a ser definido

 

Outubro (data e horário a serem definidos)

Atividade especial sobre Desinformação e Atitudes Anti-democráticas

Local: a ser definido

Novembro (data e horário a serem definidos)

Seminário com professor visitante Clifford Griffin (North Carolina State University)

Local: a ser definido

———————–

————————————

Ano 6 – 2021

Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade

Tema do ano

Jornalismo e Direitos Digitais em Tempos de Novos Autoritarismos

 

Resumo

Neste ano o grupo busca aprofundar suas reflexões e discussões a respeito das transformações provocadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no jornalismo, na esfera pública e nas suas respectivas liberdades, direitos e deveres de informação e comunicação. Chamam atenção nesse processo tanto a requalificação e o redimensionamento de direitos fundamentais ligados à informação e à comunicação, como a liberdade de expressão e o direito à informação, quanto a formação de novos direitos digitais, tais quais a proteção de dados e a literacia digital. Mas além de serem contemporâneos às plataformas digitais e a outros espaços de informação e comunicação de interesse público, esses direitos respondem também a novas expressões de autoritarismo e violência que se manifestam em instituições sociais e estatais. Estamos falando de censuras de massa, cancelamentos e linchamentos virtuais, campanhas de desinformação e distorção deliberada do debate público, ameaças e violências contra jornalistas e ativistas, violação, comercialização ilegal, vigilância e opacidade sobre dados pessoais, fenômenos esses que ameaçam as liberdades individuais e coletivas, além da sobrevivência das democracias no século XXI. Discutiremos e analisaremos em seminários acadêmicos e em eventos especiais essas novas formas de autoritarismo, em face de seus respectivos direitos digitais e do lugar especial ocupado pelo jornalismo e a informação de interesse público nesse contexto.

Cronograma de atividades

Evento especial  

17 de março – IEA-USP

Novos e Velhos Desafios para a Proteção e Promoção da Liberdade de Expressão

Convidado: Guilherme Canela (UNESCO)

Mediadora: Laura Mattos

Debatedor: Eugênio Bucci

Leituras:

Journalism, press freedom and COVID-19,

COVID-19: o papel dos operadores jurídicos na proteção e na promoção do direito à liberdade de expressão: diretrizes,

World trends in freedom of expression and media development: global report 2017/2018; executive summary

1o Seminário de pesquisa 

14 de abril – 14hs

Tensões entre liberdade de expressão e a Lei de Segurança Nacional

Convidados: Lucas de Laurentiis (PUC-Campinas) e Tayara Lemos (UFJF)

Mediação: Vitor Blotta

Debatedores: Camilo Vannuchi

Leituras:

Santos, F. F. LEI DE SEGURANÇA NACIONAL: uma leitura à luz da Constituição da República de 1988 e do Direito Internacional de Direitos Humanos. Mestrado em Direito. UFMG, 2017. https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AY6MHV/1/fabiana_f._f._dos_santos__2_.pdf

 

Evento Especial

3 de maio – 17hs

Jornalismo como Bem Público

Expositores: 

Laura Mattos (JDL)

Taís Gasparian

João Brant

Mediação: Edilamar Galvão

Ver no Medium.com

2o Seminário de pesquisa

02 de junho 14hs – 16hs

Direito à informação, mídias digitais e poder público

Convidado(a): Caio Vieira Machado (LAUT)

Mediação: Magaly Prado (a confirmar)

Debatedor: Vitor Blotta

Leitura:

https://opiniao.estadao.com.br/noticias/espaco-aberto,precisamos-falar-sobre-redes-sociais-e-poder-publico,70003635204

 

3o Seminário de pesquisa

15 de Setembro 14hs

Proteção de dados e vigilância estatal e corporativa

Convidado: Rafael Zanatta (Data Privacy)

Mediador: Vitor Blotta

Debatedores: Daniel Edler (NEV-USP) e Letícia Gomes (NEV-USP)

Leitura: Relatório da pesquisa Retrospectiva Tecnoautoritarismo. https://laut.org.br/wp-content/uploads/2021/01/RETROSPECTIVA-TECNOAUTORITARISMO-2020.pdf

 

Evento especial

06 de outubro 14hs 

Direitos das plataformas digitais e disputas sobre conteúdos jornalísticos e autorais

Convidado: Guilherme Carboni (FGV)

Mediação: Carolina Mansinho

Debatedor: Fred Ghedini

Leituras: a confirmar

4o Seminário de pesquisa

29 de Outubro 14h30s

The Challenges of Journalism and Media Literacy in Face of the Misinformation Scenario in the World

Convidada e expositora: Claire Wardle

Expositor: Alexandre Amaral (JDL)

Moderadora: Edilamar Galvão (FAAP e JDL)

Debatedores: Elisa Tobias, Emílio Moreno, Januária Alves e Maria Clara Cabral

17 a 19 de novembro – evento especial

Série de encontros Desnudando as Liberdades de Comunicação

Abertura:

Terezinha Cazerta (Des. Diretora EMAG TRF 3)

Inês Prado Soares (Des. TRF3)

Vitor Blotta (Coordenador do JDL)

Fred Ghedini (Presidente da APJor) 

Dia 1

Liberdade de Expressão: deveres de proteção e exceções

Expositores:

Guilherme Canela (UNESCO) e André Gustavo Corrêa Andrade (Des. TJ-RJ)

Debatedores:

Inês Prado Soares (TRF3) e Guilherme Varella (Artigo 19)

Mediadora: Laura Mattos (JDL e Folha de S. Paulo)

Dia 2

Liberdade de Imprensa: dever de crítica e informação vs. direitos da personalidade

Expositores:

Leda Beck (Vice-Presidente APJor) e Cláudio de Souza Neto (UFF)

Debatedores: Thais Gasparian (advogada) e Eugênio Bucci (JDL)

Mediador: Carlos Delgado (Vice-Presidente da Ajufe) à Inês tem o email

Dia 3 

Liberdade de informação: direito à informação vs. desinformação

Expositores:

Ricardo Campos (Univ. Goethe)  e Esther Rizzi (EACH-USP)

Debatedores: Vitor Blotta (JDL/ECA e IEA/USP) e Magaly Prado (JDL/ECA e IEA-USP)

Mediador: Des. Paulo Fontes (TRF3) à Inês tem o email

Encerramento:

Fred Ghedini (presidente da APJor)

Vitor Blotta (coordenador do JDL)

Inês Prado Soares (Des. TRF3)

Terezinha Cazerta (Diretora EMAG TRF3)

—————————————————–

Ano 5 – 2020

Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA/IEA-USP)

Tema do Ano: Jornalismo e Poderes Contemporâneos

O jornalismo e as liberdades de comunicação que cabem a ele defender têm sofrido um aumento de ataques por diversas instâncias contemporâneas de poder, no Brasil e no mundo. Liberdades e direitos relacionados ao exercício do jornalismo e da imprensa, tais quais a liberdade de imprensa e o direito à informação, vem sendo encurralados e questionados por iniciativas de governos e Estados policialescos e populistas, cada vez mais contrários ao trabalho dos profissionais do jornalismo, e avessos à transparência, à publicidade, à crítica e à informação livre sobre seus atos e decisões. Os dados pessoais, da intimidade, da vida familiar, da privacidade, da honra e da imagem das pessoas, que deveriam dar condições para a construção de sua autonomia informacional, são constantemente invadidos e mercadorizados por imperativos da chamada “economia do compartilhamento”, movida por mecanismos opacos de coleta e circulação de dados e informações de poucas empresas de tecnologia, que invadem as esferas públicas e direcionam as comunicações sem a responsabilização de empresas de mídia. Instituições relevantes para o exercício do jornalismo, como a Ciência e o Direito, sob o pretexto saudável da crítica de seus equívocos e injustiças, têm sido também alvo de imperativos sociais e culturais que motivam sua descrença e desrespeito em prol de saberes e práticas obscurantistas e contrárias à convivência pacífica das diferenças e à redução das desigualdades. Para enfrentar essas temáticas partimos da reflexão sobre os poderes próprios do jornalismo, da imprensa, do direito e da ciência, que não são de modo algum esferas neutras ou dotadas de imperativos inquestionáveis. Seguimos então para a crítica das transformações que os imperativos do capitalismo digital têm promovido no jornalismo e nas liberdades de comunicação. Também serão objetos de nossas discussões as diversas manifestações dos poderes do Estado e de governos atuais contra o jornalismo e as liberdades de imprensa e comunicação, seus profissionais e públicos. E por fim, abordaremos as atuais tensões sociais e culturais que problematizam o jornalismo e as liberdades de comunicação a partir das lógicas da chamada “pós-verdade”, das “fake-news” e dos atavismos e justiçamentos privados, que se voltam contra os métodos e práticas das ciências e dos princípios do Estado democrático de direito.

Jornalismo Direito e Liberdade – ano 5

Cronograma de seminários teóricos de 2020 

Primeiro Semestre 2020

Debate online Confiança no Jornalismo e Cobertura do Covid-19

Data: 06 de maio de 2020

Convidada: Cláudia Collucci

Debatedores: Pesquisadores do JDL

Mediadoras: Laura Mattos e Nadini Lopes

Parceria com Núcleo de Estudos da Violência da USP

Vídeo do encontro disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J24qvkLNu7g

 

Debate online Opinião Pública e Legitimidade em Tempos de Mídias Sociais

Data: 14 de maio de 2020

Convidado: Professor Ciro Marcondes Filho

Debatedores: Pesquisadores do JDL

Parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP

Resumo das discussões:

https://jdlusp.org/2020/06/10/discussao-sobre-opiniao-publica-e-legitimidade-em-tempos-de-midias-sociais-com-ciro-marcondes-filho/

2o Semestre 2020

Evento Especial: Liberdade de expressão e o Direito contra a desinformação: o PL das fake news

Data – 12 de agosto 2020 – das 10h-12h30 – debate

Convidados: Lucas Catib de Laurentiis (PUC-Campinas), Felipe Grizotto Ferreira (PUC-Campinas)

Debatedores: Eugênio Bucci (JDL/ECA-USP) e Vitor Blotta (JDL/ECA-USP). Mediação de Mediação: Nadini Lopes (JDL).

Acompanhe o debate em iea.usp.br/aovivo

Referências:

Texto do PL aprovado no Senado e em discussão na Câmara https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8128670&ts=1594325280670&disposition=inline  

Laurentis & Ferreira. Liberdade de Expressão, Plataformas Digitais e Transparência. Quatro críticas ao Projeto de Lei da liberdade, responsabilidade e transparência na internet. Jota. Opinião e Análise. 20 de julho de 2020. https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/liberdade-de-expressao-plataformas-digitais-e-transparencia-20072020

Mendes, L. Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Perspectivas Éticas e Regulatórias. Apresentação. Revista de Direito Público. v. 16. n. 90, 2019. https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/3894/pdf 

Hoffmann-Riem, W. Inteligência Artificial como Oportunidade para a Regulação Jurídica. Dossiê Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Perspectivas Éticas e Regulatórias. Revista de Direito Público. v. 16. n. 90, 2019. https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/3756/pdf 

Vídeo do evento: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2020/liberdade-de-expressao-e-o-direito-contra-a-desinformacao-o-pl-das-fake-news

Seminário Jornalismo e poderes do capitalismo digital

Data – 16 de setembro de 2020 – 14h-16h30
Convidado(a): Robin Celikates
Referências
Morozov, E. Big Tech. A Ascensão dos Dados e a Morte da Política. trad. Cláudio Marcondes. São Paulo: Ubu, 2018; Stefan Münker. Emergenz digitaler Öffentlichkeiten – Die Sozialen Medien im Web 2.0 (2009); Celikates, R. Digital Publics, Digital Contestation: a new transformation of the public sphere? in. Celikates, Kreide, Wesche (eds). Transformations of Democracy. Rowmann & Littlefield, 2015. Vídeo do evento: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2020/jornalismo-e-poderes-do-capitalismo-digital

Seminário Jornalismo e poderes das liberdades de comunicação

Data: 28 de outubro de 2020

Convidado(a): Prof. Dr. Rogério Christofoletti (UFSC)
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Quanto custará ao jornalismo aceitar o dinheiro de Google e Facebook? In: OBJETHOS – Observatório da Ética Jornalística. Texto publicado em 16/08/2020. Link disponível em https://objethos.wordpress.com/2020/08/16/__trashed/

SOMMER, Vera. Entrevista com Rogério Christofoletti: “A democracia brasileira está em perigo e depende muito do jornalismo profissional”. Revista Vozes e Diálogo. Itajaí, v. 19, n. 01, jan./jun. 2020. p. 76-86. Link disponível em https://www6.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/16606.

Mais sobre o evento em: http://www.iea.usp.br/eventos/jornalismo-e-poderes-contemporaneos5

Seminário Jornalismo e poderes da pós-verdade

Data – 27 de novembro de 2020 – 14h-16h30
Convidado(a): Lúcia Santaella (a confirmar)
Bibliografia: Santaella. A Pós-Verdade é Verdadeira? (2019);

Vídeo do evento: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2020/jornalismo-e-poderes-da-pos-verdade

—————————————————————

Ano 4 – 2019

Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade

Cronograma de seminários 

Tema do Ano: Jornalismo e Crise da Democracia

O grupo de pesquisa busca neste ano sedimentar seu espaço no debate acadêmico por meio de um aprofundamento de problemáticas derivadas das relações entre jornalismo e a crise das democracias ocidentais contemporâneas. Serão tratados problemas enfrentados pelo jornalismo desde os espaços mais privados e sociais que impactam na formação da vontade política, como direitos individuais, dados pessoais, produção de informação falsa e polarização na cultura política em âmbitos locais, regionais e nacionais, até as tensões do jornalismo com as ações próprias e poderes do Estado, como eleições, políticas públicas, transparência e publicidade, e tensões com o Judiciário, o Executivo e o Legislativo. Algumas das temáticas a serem abordadas são: radicalizações dos espectros políticos nas democracias e suas relações com o jornalismos; configuração das esferas públicas e suas instituições diante dos abalos provocados pelas mídias sociais; novas tensões e invasões recíprocas entre direitos e deveres de informação e comunicação, políticas e decisões de Estado, governo; jornalismo de dados e seus impactos em políticas públicas; produção e circulação de informações falsas, direito à informação e literacia da informação jornalística; jornalismo e publicidade e transparência do poder em tempos de mídias sociais. Além das ações próprias de pesquisa, disseminação e parcerias, será realizada uma série de seminários acadêmicos abertos tendo pesquisadores do grupo e convidados externos como expositores, a produção e publicação de um livro digital com contribuições dos pesquisadores do grupo sobre as temáticas citadas, além de uma mostra de filmes sobre jornalismo e democracia a ser realizada no CINUSP no segundo semestre de 2019.

1o semestre 

9 de abril – 14hs-17hs

Local: ECA-USP

Título: Breve História do Pensamento de Direita e Esquerda no Brasil Contemporâneo

Expositor(a): João Gabriel de Lima

Debatedores: Eugenio Bucci e Samuel Pessoa

Referências bibliográficas

Giddens, A. Para Além de Esquerda e Direita, 1994

Bobbio, N. Esquerda e Direita, Norberto Bobbio, 1994

Müller, J. W. What is populism

Rocha, C. Think Tanks ultraliberais e a nova direita brasileira.

https://diplomatique.org.br/think-tanks-ultraliberais-e-nova-direita-brasileira/

Entrevista Jan Müller

https://www.google.com.br/amp/s/alias.estadao.com.br/noticias/geral,autoritarios-aprenderam-a-controlar-sem-ser-opressores-diz-jan-werner-mueller,70002765069.amp

Poggio, C. G. Qual Conservadorismo? Da América de Trump ao Brasil de Bolsonaro

https://cultura.estadao.com.br/blogs/estado-da-arte/conservadorismos-da-america-de-trump-ao-brasil-de-bolsonaro/

25 de abril – Evento especial – 19h30

Local – ECA-USP

Título – “‘DE-RISKING’ AND ECONOMIC, POLITICAL AND SOCIAL STABILITY: LESSONS FROM THE CARIBBEAN CASE – IMPLICATIONS FOR LATIN AMERICA?”

Palestra do Prof. Clifford Griffin (NCSU – EUA)

Debatedor: Vitor Blotta

16 de maio – 14h00-16h30 – Evento especial

Local – ECA-USP

Título – Emoções Políticas entre Público e Privado: Tensões e Fragilidades da Democracia

Palestra do Prof. Filipe Campello (UFPE)

Debatedor: Vitor Blotta

29 de Maio – 19h30 – 21:30

Local – ECA – USP

Título: Ameaças à Liberdade de Imprensa pelo Executivo

Expositor(a): Thaís Gasparian e Camilo Vannuchi

Debatedor: Eugênio Bucci

2o semestre

28 de Agosto 14h-17hs

Título: Projeto Teoria do Jornalismo na era da Civilização digital

Local – CJE ECA-USP

Expositor: Carlos Chaparro (a confirmar)

Debatedores: Fred Ghedini e Vitor Blotta

25 de setembro 14h-17hs

Local – ECA – USP

Título: Fake News e Inteligência Artificial

Expositor(a): Magaly Prado e Christian (IEA), Cozman (Poli) ou Dora Kauffman (Tidd)

Debatores: Debora Chabes e Vitor Blotta

30 de Outubro 14h-17hs

Local – IEA-USP

Título: jornalismo, mídias digitais e literacia informacional

Expositor(a): Ricardo Gandour e Alexandre Amaral

Debator(a): Karina Yamamoto

27 de Novembro 14h-17hs

Local ECA

Título – Jornalismo de Dados e Políticas Públicas

Expositor(a): Bruno Paes Manso e Karina Yamamoto

Debator(a): Alexandre Amaral