Vitor Blotta

Coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade

É mestre e doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. É Professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Pesquisador Sênior e Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). É coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade. Trabalha especialmente com Filosofia do Direito, Filosofia Política e Comunicação, e discute temas como Direitos Humanos, Democracia, Esfera Pública, Mídia e Políticas de Comunicação, Violência e Segurança Cidadã.

Bruno Paes Manso

Vice-coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade

Doutor (2012) e mestre (2003) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996). Atualmente realiza pesquisa de Pós Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade. É vice-coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade. Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.

Eugênio Bucci

Jornalista, graduado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade de São Paulo, é doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor titular. Foi editor da revista Teoria e Debate (1987 a 1991). Na Editora Abril, ocupou os cargos de diretor de redação das revistas Superinteressante (1994 a 1998) e Quatro Rodas (1998 a 1999) e também de Secretário Editorial (1996 a 2001). Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007). É hoje articulista quinzenal em O Estado de S. Paulo. Em 2011, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Liderança Emergente, concedido pela Intercom. Em 2012, recebeu o Prêmio Excelência Jornalística, na categoria Opinião, da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa). Recebeu também o prêmio Esso 2013 na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa” pela Revista de Jornalismo ESPM. Autor de vários livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior, lançou “O Estado de Narciso – a comunicação pública a serviço da vaidade particular”, pela editora Companhia das Letras.

Aianne Amado Nunes Costa

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Cultura, Economia e Políticas da Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe. Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Roteiro e Fotografia. Tem experiência na área de Comunicação e Audiovisual. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação, cultura pop, estudos de fãs, comunicação digital, cinema e indústria cultural. Membro dos grupos de pesquisa OBSCOM/Cepos (UFS); GENI – Gênero e Inteseccionalidades na Comunicação (UFS), JDL – Jornalismo, Direito e Liberdade (USP) e NEV – Núcel de Estudos da Violência (USP).

Alexandre Amaral   

Graduado em Jornalismo pela ECA-USP. Membro fundador da Media and Information Literacy Expert Network da DW Akademie MILEN.

Anna Vitória Rocha

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Jornalista, editora e co-criadora do blog feminista Valkirias, é mestranda do PPGCOM da ECA-USP com pesquisa na área de redes sociais e opinião pública sobre questões de gênero.

Ben-Hur Demeneck

Graduação em Jornalismo (2004) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrado em jornalismo (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professor de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 2010, recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) por sua contribuição ao campo científico do Jornalismo.

Bruno Henrique de Moura

É bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestrando na Universidade de São Paulo (USP) advogado e jornalista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo e liberdade de imprensa e expressão. Atua nas áreas de Direito Penal, Direito Penal e Processual Penal Militar, Direito Constitucional e de Garantias Individuais e Direito Desportivo. Foi colaborador do Observatório da Imprensa e do Estado de S. Paulo, repórter do portal jurídico JOTA, além de ter atuado no DCE/UnB, na DPU, no TJDFT e na ABRACE. Atualmente advoga no Machado de Almeida Castro & Orzari Advogados – MAC&O, é mestrando em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) com foco em liberdade de imprensa e uso de instrumentos jurídicos para inibir a produção jornalística, bem como integra o grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Preside a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), é apresentador e narrador esportivo na TV Câmara Distrital e atua como Juiz Auditor na Comissão Disciplinar Nacional do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU).

Bruno Henrique Bezerra Rebouças

Doutor em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid – UCM, com tese intitulada: “Los dueños de las empresas de comunicación y la utilización política de los medios en Brasil: el caso de los estados Bahía, Ceará y Río Grande del Norte”. Tese avaliada com nota máxima e a menção Cum Laude. Dois prêmios conquistados: Melhor Pesquisa Doutoral da Faculdade de Ciências da Informação da UCM, e Melhores Teses da Universidad Complutense de Madrid. É membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade. Diploma de Doutor Legalizado e Reconhecido no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB – (2013). Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (2009) e Especialista em Assessoria de Comunicação (2011), ambos pela Universidade Potiguar – UnP.

Camilo Morano Vannuchi

É jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Foi membro da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo (2014-2016). Atuou como repórter e editor nas revistas IstoÉ e Época São Paulo e foi colunista no site da Carta Capital. Atualmente, mantém uma coluna no UOL. É autor da biografia “Marisa Letícia Lula da Silva” (Alameda, 2020) e de “Jovem Guarda e Tropicália” (Moderna, 2016), finalista do Prêmio Jabuti.

Débora Chabes dos Santos 

Advogada e Mestra em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Edilaine Heleodoro Felix

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP. Possui especialização em Gestão da Comunicação pela ECA/USP e graduação em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pesquisadora do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade (JDL). No jornalismo atuou como repórter em revistas, sites e jornal impresso. É docente no curso de Jornalismo em disciplinas de práticas jornalísticas.

Edilamar Galvão

Pesquisadora nas áreas de Arte e Tecnologia, Comunicação, Jornalismo e Cultura Digital. Trabalha na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), onde é coordenadora do curso de graduação em Jornalismo, e criadora do LabJor FAAP (Laboratório de Conteúdos Jornalísticos Multiplataforma (www.faap.br/labjor)). Também é professora de Estética e disciplinas afins nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Artes e Comunicação da instituição.

Eduardo Marangoni Canesin

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Eduardo Yoshio Nunomura

Possui graduação em Ciência da Computação (1991) e Jornalismo (1995) pela USP. É mestre em Ciências da Comunicação (2012) pela USP. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professor da Faculdade Cásper Líbero. Atua como jornalista profissional há duas décadas, com passagem em três dos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão). Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura.

Fred Ghedini

Jornalista, casado com Denise Carreira, dois filhos e quase 50 anos de profissão. Atualmente preside a Associação Profissão Jornalista (APJor) e é pesquisador na UFSC (pós-doutorado)

Giovanni Francischelli

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Campinas e em Cinema pela Université de Paris III. É sócio fundador da Doctela, produtor executivo de longas, médias e curtas documentários para televisão. É diretor de projetos multiplataforma premiados internacionalmente, e com seu projeto WEBDOC foi finalista em Concursos de Inovação e Startups promovidos no Brasil e na Espanha.

Gislene Nogueira Lima

Gislene Nogueira Lima é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) e bolsista da Capes desde 2022. Tem graduação em jornalismo pela Fundação Casper Líbero e é mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA/IEA-USP). Atuou como repórter, apresentadora, editora de política e de economia, editora executiva e correspondente internacional nos Estados Unidos. Recebeu o prêmio Apex-Brasil concedido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos pelo documentário “O Brasil que Exporta”, exibido no programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil. Foi âncora da rádio Bandnews FM Brasília. Em 2019, coproduziu e codirigiu o documentário “Cantos de Origem”, exibido durante o Filmworks Film Festival no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP). Trabalhou como tutora do curso de edição de vídeo oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSUL) em 2020. Concluiu cursos de extensão universitária em Docência do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), e Quantitative Research Methods pela University of Colorado. É autora do livro “BRICS: potencial de desenvolvimento e desafios para a construção de um novo cenário econômico mundial”, publicado pela Editora Saint Paul (2013). 

João Gabriel Santana de Lima 

É mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e doutorando em Ciência Política na Universidade de Lisboa. Sua área de interesse é o debate público dentro das democracias, e como ele se manifesta no âmbito do jornalismo. Foi repórter na Folha de S. Paulo e na Veja, e dirigiu as redações de Bravo! e Época. Atualmente é colunista em O Estado de S. Paulo e colaborador da Piauí. É autor dos livros “O Burlador de Sevilha” e “Carnaval”, ambos por selos da Companhia das Letras. É também professor de jornalismo no Insper e na FAAP.

Karina Leal Yamamoto

Jornalista, atualmente coordenadora de engajamento da WWF-Brasil e é doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Lana Canepa

Jornalista graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília, com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Repórter da BandNews. Mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP

Larissa Gould de Assis

Possui graduação em Comunicação Social – Hab. Jornalismo pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2013), com especialização em Mídia, Informação e Cultura no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC- ECA/USP) (2019) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-ECA/USP), linha de pesquisa: Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos. É uma das cofundadoras da Rede Jornalistas Livres, foi coordenadora de web na Rede TVT por dois anos, editora de Redes Sociais no Sistema Brasil de Fato por cinco anos e membra da diretoria executiva do Fórum Nacional Pela Democratização dos Meios de Comunicação (FNDC), gestão 2020-2023. Atualmente é membra da direção nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e coordenadora de Redes Diretas da EBC. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Mídias Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo, história oral e memória, movimentos sociais e populares, jornalismo comunitário e colaborativo.

Laura Mattos

É jornalista e mestre em comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Autora do livro “Herói Mutilado – Roque Santeiro e os bastidores da censura à TV na ditadura” (Companhia das Letras). Com carreira na Folha de S.Paulo, já foi repórter da Ilustrada, editora de gastronomia e tecnologia e dos cadernos Turismo e Folhinha. Desde 2019, produz reportagens especiais para o jornal e, em 2020, estreou uma coluna de educação.

Lizete Barbosa da Nóbrega

Doutoranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) com bolsa CAPES/DS. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo Direito e Liberdade (JDL/USP) e o Preserv-Ação: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Ciência e Meio Ambiente (UFRN/UFPA/CNPq). Desenvolve pesquisa na área de comunicação, com ênfase em desinformação, checagem de fatos, jornalismo e plataformização. Tem experiência profissional em reportagem, jornalismo televisivo, assessoria de comunicação e mídias sociais.

Luciana Moherdaui

Pós-doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP). Estuda o impacto das telas de projeções efêmeras na reconfiguração das cidades contemporâneas. Uma das principais pesquisadoras no Brasil do campo das novas mídias, tem desenvolvido ao longo das últimas duas décadas diversos trabalhos sobre o impacto da tecnologia na constituição de interfaces na internet que refletem o estado da arte do design informacional. Atuou como professora visitante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 2020 a 2021. É autora de Jornalismo sem manchete – A implosão da página estática (Senac, 2016) e Guia de Estilo Web – Produção e edição de notícias on-line (Senac, 2000), primeiro do gênero no Brasil. Integra Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEAUSP), Jornalismo, Direito e Liberdade (ECAUSP), Laboratório para OUTROS Urbanismos (FAUUSP) e Grupo de Ética, Tecnologia e Economia Digitais, do Instituto de Energia e Meio Ambiente, da USP. Foi bolsista da Capes (modalidade II) e fez parte do Programa Bolsa UOL Pesquisa-2008, processo número 20080102180000. Recebeu aprovação em concurso realizado, em fevereiro de 2013, pela Escola de Comunicação e Artes da USP para a disciplina de Jornalismo On-line (edital 18/2013). E venceu o 2º Prêmio de Mídia do Estadão em duas categorias em 1999 [pesquisa e estudante] com o trabalho Diários Paulistanos na Web [editado pelo jornal o Estado de S. Paulo].

Magaly Prado

Pós- doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP. Pós-graduada em Comunicação Jornalística e graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, onde foi docente nos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo. Foi docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), no curso de Jornalismo e no Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado. É autora de diversos livros, entre eles: Webjornalismo (2011, GEN/LTC. É professora da pós-graduação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Manuel Carlos da Conceicao Chaparro

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo(1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1987), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(1993) e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa(1996). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.

Maria Carolina Trevisan

Jornalista, especialista na cobertura de direitos humanos e política, professora de Jornalismo e Políticas Públicas sociais com a ANDI-Comunicação e Direitos, Jornalista Amiga da Criança e colunista no UOL/Universa.

Nadini de Almeida Lopes

Jornalista, Mestra e Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). 

Sergio Robinson Quintanilha

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Campinas e em Cinema pela Université de Paris III. É sócio fundador da Doctela, produtor executivo de longas, médias e curtas documentários para televisão. É diretor de projetos multiplataforma premiados internacionalmente, e com seu projeto WEBDOC foi finalista em Concursos de Inovação e Startups promovidos no Brasil e na Espanha.

Thaís Cristina Afonso de Jesus

Possui graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Editoração pela Universidade de São Paulo (2017) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Santa Cecília (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. É Mestra em Ciências obtido no Programa Ciências da Comunicação – Área de concentração: Interfaces Sociais da Comunicação, da ECA-USP (2020).

Victor Freitas Vicente

Doutorando em ciências da comunicação (USP), mestre em comunicação e cultura (UFRJ), pós-graduado em marketing e design digital (ESPM) e graduado em jornalismo (Uerj). Integra os grupos de pesquisa “Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA/IEA-USP)” e “Interação Humano-Algoritmo na Cátedra Oscar Sala (IEA-USP)”. É head de conteúdo no Instituto Vero e coordenador de educação e difusão do conhecimento no Brazilian Institute of Data Science (BIOS), sediado na Unicamp. Foi coordenador de comunicação do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) entre 2015 e 2019, além de ter sido pesquisador do MediaLab.UFRJ entre 2017 e 2019. Se interessa por aplicações tecnológicas que proporcionem impacto social positivo e distribuído