Vitor Blotta

Coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade

É mestre e doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. É Professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Pesquisador Sênior e Vice-Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). É coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade. Trabalha especialmente com Filosofia do Direito, Filosofia Política e Comunicação, e discute temas como Direitos Humanos, Democracia, Esfera Pública, Mídia e Políticas de Comunicação, Violência e Segurança Cidadã.

Lattes

Bruno Paes Manso

Vice-coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade

Doutor (2012) e mestre (2003) em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996). Atualmente realiza pesquisa de Pós Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade. É vice-coordenador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade. Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.

Lattes

Eugênio Bucci

Jornalista, graduado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade de São Paulo, é doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor titular. Foi editor da revista Teoria e Debate (1987 a 1991). Na Editora Abril, ocupou os cargos de diretor de redação das revistas Superinteressante (1994 a 1998) e Quatro Rodas (1998 a 1999) e também de Secretário Editorial (1996 a 2001). Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007). É hoje articulista quinzenal em O Estado de S. Paulo. Em 2011, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Liderança Emergente, concedido pela Intercom. Em 2012, recebeu o Prêmio Excelência Jornalística, na categoria Opinião, da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa). Recebeu também o prêmio Esso 2013 na categoria “Melhor Contribuição à Imprensa” pela Revista de Jornalismo ESPM. Autor de vários livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior, lançou “O Estado de Narciso – a comunicação pública a serviço da vaidade particular”, pela editora Companhia das Letras.

Lattes

Camilo Morano Vannuchi

É jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Foi membro da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo (2014-2016). Atuou como repórter e editor nas revistas IstoÉ e Época São Paulo e foi colunista no site da Carta Capital. Atualmente, mantém uma coluna no UOL. É autor da biografia “Marisa Letícia Lula da Silva” (Alameda, 2020) e de “Jovem Guarda e Tropicália” (Moderna, 2016), finalista do Prêmio Jabuti.

Lattes

Ben-Hur Demeneck

Graduação em Jornalismo (2004) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrado em jornalismo (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professor de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 2010, recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) por sua contribuição ao campo científico do Jornalismo.

Lattes

Eduardo Yoshio Nunomura

Possui graduação em Ciência da Computação (1991) e Jornalismo (1995) pela USP. É mestre em Ciências da Comunicação (2012) pela USP. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professor da Faculdade Cásper Líbero. Atua como jornalista profissional há duas décadas, com passagem em três dos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja e Estadão). Tem experiência jornalística nos assuntos ligados à cultura política, à economia, a problemas sociais, ao meio ambiente e sustentabilidade, e à cultura.

Lattes


Nadini de Almeida Lopes

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), jornalista e professora da Escola de Comunicação FIAM-FAAM e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). 

Lattes


Magaly Prado

Pós- doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP. Pós-graduada em Comunicação Jornalística e graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, onde foi docente nos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo. Foi docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), no curso de Jornalismo e no Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado. É autora de diversos livros, entre eles: Webjornalismo (2011, GEN/LTC. É professora da pós-graduação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Lattes

Edilamar Galvão

Pesquisadora nas áreas de Arte e Tecnologia, Comunicação, Jornalismo e Cultura Digital. Trabalha na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), onde é coordenadora do curso de graduação em Jornalismo, e criadora do LabJor FAAP (Laboratório de Conteúdos Jornalísticos Multiplataforma (www.faap.br/labjor)). Também é professora de Estética e disciplinas afins nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Artes e Comunicação da instituição.

Carlos Eduardo Lins da Silva

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, mestre em Comunicação pela Michigan State University, doutor e livre-docente em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Senior Adviser na Patri – Políticas Públicas desde 2004, coordena a área relações com a sociedade civil, prestação de serviços pro-bono e espaço educacional. Trabalhou nos jornais do grupo Diários Associados e Folha de S. Paulo, no qual foi ombudsman, diretor-adjunto e correspondente em Washington, e no Valor Econômico, onde foi diretor-adjunto.

Lattes


Karina Leal Yamamoto

Jornalista, atualmente coordenadora de engajamento da WWF-Brasil e é doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Lattes


João Gabriel Santana de Lima 

É mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e doutorando em Ciência Política na Universidade de Lisboa. Sua área de interesse é o debate público dentro das democracias, e como ele se manifesta no âmbito do jornalismo. Foi repórter na Folha de S. Paulo e na Veja, e dirigiu as redações de Bravo! e Época. Atualmente é colunista em O Estado de S. Paulo e colaborador da Piauí. É autor dos livros “O Burlador de Sevilha” e “Carnaval”, ambos por selos da Companhia das Letras. É também professor de jornalismo no Insper e na FAAP.

Lattes

Sergio Robinson Quintanilha

Jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Como jornalista, foi chefe de redação do jornal O Estado do Paraná e trabalhou nas revistas Placar, Grid, Quatro Rodas (Abril), Carro, Racing, Motociclismo e Avião Revue (Motorpress), Minha Viagem, Stuff, FourFourTwo e Motor Quatro (Cadiz) e Motor Show (Editora Três).

Lattes


Giovanni Francischelli

Mestrando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Campinas e em Cinema pela Université de Paris III. É sócio fundador da Doctela, produtor executivo de longas, médias e curtas documentários para televisão. É diretor de projetos multiplataforma premiados internacionalmente, e com seu projeto WEBDOC foi finalista em Concursos de Inovação e Startups promovidos no Brasil e na Espanha.

Lattes


Débora Chabes dos Santos 

Advogada e Mestra em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Lattes

Alexandre Amaral   

Graduado em Jornalismo pela ECA-USP. Membro fundador da Media and Information Literacy Expert Network da DW Akademie MILEN.

Lattes


Laura Mattos

É jornalista e mestre em comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Autora do livro “Herói Mutilado – Roque Santeiro e os bastidores da censura à TV na ditadura” (Companhia das Letras). Com carreira na Folha de S.Paulo, já foi repórter da Ilustrada, editora de gastronomia e tecnologia e dos cadernos Turismo e Folhinha. Desde 2019, produz reportagens especiais para o jornal e, em 2020, estreou uma coluna de educação.

Lattes

Maria Carolina Trevisan

Jornalista, especialista na cobertura de direitos humanos e política, professora de Jornalismo e Políticas Públicas sociais com a ANDI-Comunicação e Direitos, Jornalista Amiga da Criança e colunista no UOL/Universa

Anna Vitória Rocha

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia. Jornalista, editora e co-criadora do blog feminista Valkirias, é mestranda do PPGCOM com pesquisa na área de redes sociais e opinião pública sobre questões de gênero.

Lattes

Renata Galf

Graduada em Jornalismo pela ECA-USP. Repórter da Folha de S. Paulo na editoria de Poder e responsável pela newsletter FolhaJus.

Lattes


Carolina Mansinho Galdino

Advogada graduada em Direito pela PUC-SP. Tem experiência em contencioso cível estratégico (responsabilidade civil, consumidor, e propriedade intelectual). Especializada em Propriedade Intelectual, atua com contratos, contencioso cível, consultivo e processo administrativo, especialmente na área de marcas, direitos autorais e patentes. Possui curso de extensão em Direitos dos Negócios na Internet (FGV-SP). Está concluindo pós-graduação em Propriedade Intelectual, Mídia e Entretenimento (ESA-OABSP). Tem também estudado sobre contratos em Direitos Autorais e Entretenimento (ASPI) e Semiótica (ECA-USP).

Lattes

Bruno Campos Conrado

Graduado em História pela USP. É também Diretor e Roteirista. Dirigiu o curta “Epílogo” (2019).

Lattes


Lana Canepa

Jornalista graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília, com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Repórter da BandNews.

Lattes


Luccas Almeida

Graduando em Jornalismo pela ECA-USP. Tem experiência profissional como repórter estagiário, e trabalha tanto com o jornalismo escrito quanto com o radiojornalismo. Realiza pesquisa de Iniciação Científica na ECA-USP sobre a atuação do judiciário em casos de apologia ao crime em relação a discursos sobre a legalização da maconha na internet.

Lattes