O impacto da tecnologia no universo da comunicação e do conhecimento é o tema do seminário ”Do Comunicar ao Habitar: desafios epistêmicos da comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas”

O encontro propõe uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades encontrados em dinâmicas de redes e bases de dados cada vez mais complexas, analisando as interfaces entre o debate público e os fenômenos da digitalização e das transformações ambientais.

O evento, a ser realizado em 01/4, das 10h-12:30, no auditório Alfredo Bosi, do Instituto de Estudos Avançados da USP, terá exposição do professor Massimo di Felice (ECA/USP), com debates de Kimberly Anastácio (American University), e mediação do professor Vitor Blotta (ECA/IEA-USP).

Massimo di Felice é graduado em Sociologia pela Università degli Studi La Sapienza, e possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris V Descartes, Sorbonne. É autor de, entre outros, “Paisagens Pós-urbanas: o Fim da Experiência Urbana e as Formas Comunicativas do Habitar” e “Redes digitais e sustentabilidade: As interações com o meio ambiente na era da informação”, ambos pela Annablume. Nos últimos anos, Massimo tem se dedicado ao estudo de redes complexas nas dimensões do meio ambiente, do net-ativismo, e das práticas e técnicas da comunicação. Sua pesquisa recente se debruça sobre a crise da ideia ocidental de mundo, bem como sua relação com o protagonismo digital do não-humano, e a necessidade de novas estratégias de governança em uma era de redes complexas e desafios ambientais crescentes.

Kimberly Anastácio é doutoranda em Comunicação pela American University, e especialista em direitos digitais e questões ambientais.

A iniciativa é organizada pelo grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade/JDL (IEA/ECA/USP), e é parte das atividades de seu plano de trabalho para o ano de 2024, dedicado à investigação dos fenômenos da digitalização e datificação da vida, e o surgimento do que tem sido diagnosticado como “ordem desinformativa”.

O encontro tem entrada aberta e gratuita, sem necessidade de inscrição, e será transmitido pelo canal do IEA-USP. Estudantes que participarem podem requerer certificação ao JDL.

Serviço:
Seminário Do Comunicar ao Habitar: desafios epistêmicos da comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas

Expositor: Massimo de Felice
Debatedora: Kimberly Anastácio
Mediador: Vitor Blotta

Data: 01/04/2024
Horário: 10h-12:30
Local: Auditório Alfredo Bosi. Instituto de Estudos Avançados da USP

Textos de referência:

Digital citizenship and the end of an idea of world.
Massimo di Felice (Journal of e-Learning and Knowledge Society, Vol 18 No 3, 2022)

Deixe um comentário