Quais as relações entre desinformação e desigualdade? Será que campanhas ludibriosas, difamatórias, caluniosas e de ódio encontram mais brechas tecnológicas e jurídicas em cenários de desigualdades de acesso à tecnologia e aos direitos de informação e comunicação? Quais as estratégias que grupos marcados por diferentes formas de opressão encontram para se apropriar de tecnologias de informação e comunicação, a fim de lutar contra essas opressões e vivenciar seus direitos fundamentais? O que essas estratégias ensinam para o restante da sociedade, instituições públicas, empresas de tecnologia e agentes reguladores? Que princípios e modelos de regulação social e jurídica são possíveis e necessários para enfrentar a desinformação e garantir os direitos à informação, à comunicação e à cultura nesses contextos?

Para discutir essas questões, o grupo Jornalismo, Direito e Liberdade convidou o professor David Nemer, do departamento de Media Studies, da Universidade de Virgínia, e fellow do Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard. Brasileiro natural de Vitória (ES), acaba de lançar o livro “Tecnologia do Oprimido: desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil” (Milfontes, 2022, com versão original em inglês publicada pela Editora do MIT). Na obra, Nemer apresenta os resultados de extenso trabalho etnográfico sobre o que denomina, com inspiração em Paulo Freire, “tecnologia do oprimido”: apropriações de tecnologias e lutas contra opressões sociais, raciais, de gênero, culturais e tecnológicas vivenciadas por residentes e organizações do Território do Bem, conjunto de favelas em região periférica de Vitória (ES). Além disso, Nemer discute as “tecnologias do opressor”, ou como a desinformação e os discursos da extrema direita se fortalecem em contextos de desigualdades tecnológicas e de comunicação.

Teremos também como convidado debatedor o professor da ECA-USP Dennis de Oliveira, coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Comunicação e Cultura, e autor do livro Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire (Appris, 2017).

O evento será online e aberto ao público geral mediante inscrição prévia (até dia 07 de abril) por email (vitor.blotta@usp.br), com apresentação e justificativa de interesse.

Evento público online do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade

“Desinformação, desigualdades de comunicação e regulação”

Expositor: David Nemer (Univ. Virgínia, EUA)

Debatedor: Dennis de Oliveira (ECA-USP
Mediador: Vitor Blotta (JDL/ECA/IEA-USP)


Dia: 08 de abril
Horário 14-16hs
local: online no canal do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP

Para quem desejar participar da sala virtual, favor enviar inscrições com justificativa de interesse até 07 de abril para o email vitor.blotta@usp.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s