Eugênio Bucci, Carlos Eduardo Lins da Silva

Neste artigo escrito pelos professores Carlos Eduardo Lins da Silva e Eugênio Bucci, ambos membros do JDL, e publicado no site da revista Interesse Nacional, é debatida a concepção de liberdade de imprensa no Brasil e a dificuldade para que esta seja compreendida em sua real função. Partindo do significado de democracia e de suas implicações, eles explicitam a necessidade da imprensa como fiscalizadora do poder para o perfeito funcionamento deste sistema. Afirmam ainda que o direito à informação e à comunicação são fundamentais e que “o jornalismo está a serviço desse direito e qualquer outro interesse que ele abrace o corrompe”. De acordo com eles, a liberdade necessária para bem informar vem sendo desqualificada de cima para baixo e isso adultera profundamente a democracia.

No artigo ainda é colocada uma outra importante discussão, que é a necessidade de controle do poder que não aquele exercido pelos órgãos governamentais: “Falamos das igrejas, dos conglomerados empresariais, do capital financeiro, das corporações (que tantas vezes se apropriam indevidamente da condução da máquina pública), das ONGs (cujo poder de influência é inegável) e de outras formas pelas quais grupos de interesse organizados interferem ou mesmo capturam o funcionamento do Estado. Não raro, essas formas de influência conspiram, veladamente, contra liberdades, contra direitos individuais e também contra a formação livre da vontade dos indivíduos e dos grupos”.

No decorrer do texto, é analisada a forma como esta fiscalização do poder se dá, ou muitas vezes, acaba sendo interrompida e silenciada.

 

Leia o artigo na íntegra: http://interessenacional.com/index.php/edicoes-revista/por-uma-imprensa-a-altura-da-crise/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s