Vitor Blotta

Neste artigo publicado pela Revista de Jornalismo ESPM e replicado pelo Observatório da Imprensa, o professor Vitor Blotta explora a influência e os estudos de Jürgen Habermas acerca da esfera pública e a maneira como esta acaba sendo abarcada pela imprensa, exposta inicialmente na obra Mudança Estrutural da Esfera Pública. De acordo com ele, a princípio, a função da esfera pública seria garantir a separação entre sociedade civil e Estado por meio dos direitos humanos e da soberania popular.

No entanto, Blotta expõe em seguida a mudança de perspectiva com que o autor passa a enxergar a esfera pública e o papel da imprensa após o advento dos meios de comunicação de massa e a industrialização da cultura no século 20. A partir da obra Teoria da Ação Comunicativa, Habermas passa a defender que o lugar social do discurso seria toda comunicação em que indivíduos e grupos se reúnem para discutir e decidir sobre a verdade dos fatos, a validade das normas e a sinceridade e a autenticidade das expressões individuais e culturais. Depois disso, ele só voltaria a abordar sistematicamente o jornalismo mais de quarenta anos depois da primeira publicação de Mudança Estrutural.

Leia o artigo na íntegra: http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/relacao-entre-esfera-publica-informacao-e-o-direito/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s